História
1995 – A ideia
A ideia de criar a Associação Nacional de Bioquímicos surge em Coimbra, no Fórum de Bioquímica, Inovação, Saúde e Industria (FORBISI). Aí são realizados os primeiros contactos com o fim de criar uma associação nacional que represente os Bioquímicos e os seus legítimos interesses científicos e profissionais.
1997 – Comissão Instaladora
É criada uma comissão instaladora para, entre outros, redigir os estatutos da futura associação.
1998 – Os Estatutos
Realiza-se em Tomar (durante o XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Bioquímica) a primeira apresentação dos estatutos da futura associação.
2000 – Primeira Direção Nacional
Em Setembro é eleita a primeira Direção Nacional em Assembleia Geral realizada na Póvoa de Varzim, no I Congresso Nacional de Bioquímica. Nesse mesmo ano é realizado o I Inquérito Nacional aos Licenciados em Bioquímica e nasce o primeiro Website da nova Associação.
2001 – Jornadas Profissionais
Ano em que a jovem ANBIOQ organiza no Porto as “I jornadas Profissionais da ANBIOQ” subordinadas ao tema “Bioquímicos, que presente?”. Ano do lançamento do primeiro boletim informativo.
2004 – Edição de Livro
Apresentação e edição do livro “Um embrião de Cultura Cientifica”.
2007 – Bioquímicos Profissionais de Saúde
São realizadas as primeiras reuniões que procuram abordar o presente e o futuro dos Bioquímicos profissionais de saúde.
2008 – LabGen: Comissão Laboratório e Genética dos Bioquímicos Clínicos da ANBIOQ
É criada a LabGen, que passa a representar os bioquímicos clínicos e profissionais de saúde a trabalhar em análises clínicas e em genética.
2009 – Plataforma de Formação e Informação da LabGen
É criada a Plataforma Moodle de Formação e Informação da Comissão de Laboratório e Genética dos Bioquímicos Clínicos da ANBIOQ (http://formacao.anbioq.pt/).
2010 – Reorganização Interna e nova imagem institucional da ANBIOQ
É lançada a nova imagem institucional da ANBIOQ e realizado um referendo nacional em torno da criação da “Ordem dos Bioquímicos”. São criadas as 5 Subcomissões da LabGen. A LabGen lança a primeira avaliação da qualidade analítica do laboratório clínico nos 6 sigmas (PCQI).
2011 – SciTech e AN(E)BIOQ
São criadas duas novas comissões: A Scitech, que representa os investigadores; e a AN(E)BIOQ, Associação Nacional de Estudantes de Bioquímica (hoje, uma associação independente da ANBIOQ – APEBQ). Participação da LabGen na revisão das NOCs. É realizada, em Leiria, a 1ª Reunião Nacional de Bioquímicos.
2012 – Rede de Estágios Profissionais
É criada uma rede de estágios profissionais e também a 1ª Comissão de Avaliadores da LabGen com o objetivo de supervisionar o processo de certificação dos profissionais bioquímicos da área da saúde. A ANBIOQ e o INSA IP celebram um protocolo de cooperação em áreas da saúde de interesse comum.
2013 – Acordo de Cooperação sobre Certificação Profissional entre a ANBIOQ e a Ordem dos Biólogos (OBIO)
É aprovado o Regulamento Interno da LabGen, passando a atribuir o título de Bioquímico Clinico aos Técnicos Superiores de Saúde pela ACSS e aos Especialistas em Análises Clínicas, Genética Humana e Embriologia pela OBIO. São nomeados os representantes da ANBIOQ para a Direção do Colégio de Biologia Humana e Saúde da OBIO.
2015 – O Bioquímico Clínico
São atribuídos os primeiros certificados de “Bioquímico Clinico” aos Bioquímicos Técnicos Superiores de Saúde pela ACSS e aos Bioquímicos Especialistas em Análises Clinicas, Genética Humana e Embriologia pela Ordem dos Biólogos.
2016 – Apresentação europeia do procedimento profissional otimização de cartas de controlo interno
É apresentado, pela LabGen e pela OBIO, o primeiro procedimento profissional que quantifica o risco de decisão clinica, introduz os requisitos clínicos de qualidade diretamente nas cartas de controlo interno e define os procedimentos técnicos de harmonização da resposta laboratorial dentro dos mesmos grupos de laboratórios clínicos, públicos ou privados.
2019 – Membro do Conselho Superior da CNS
Desde 2019 que a ANBIOQ é membro do Conselho Superior da Convenção Nacional de Saúde (CNS). Através da ANBIOQ, todos os bioquímicos profissionais de saúde, investigadores e docentes do ensino superior, têm agora voz na construção da Agenda da Saúde que pretende definir as grandes linhas orientadoras dos próximos 10 anos da Saúde em Portugal!