Ideais

Geral

A Associação Nacional de Bioquímicos (ANBIOQ) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2000 com o intuito de proteger e ser uma voz unificada de todos os profissionais de Bioquímica em Portugal, em matérias de representação profissional e política, bem como de promover o desenvolvimento técnico-científico dos seus membros.

De acordo com os seus estatutos, a ANBIOQ rege-se pela:

  • Defesa dos direitos dos Bioquímicos (licenciados, mestres e doutorados);
  • Criação de formações de caráter científico e profissional para os seus associados;
  • Promoção da formação científica, profissional e ética dos seus associados;
  • Emissão de pareceres sobre assuntos de relevância para os Bioquímicos;
  • Divulgação e promoção da Bioquímica na sociedade.

A ANBIOQ destaca o seu desenvolvimento de acordo com o seu corpo de representação que abrange profissionais de análises clínicas, genética, embriologia e reprodução humana, bem como bolseiros e profissionais de investigação científica.

Em ambas as vertentes a ANBIOQ foca-se numa representação justa valorizando, fortalecendo e dando voz à excelência dos Bioquímicos Portugueses.

Bioquímicos Clínicos

A ANBIOQ, através da comissão LabGen-ANBIOQ, tem obtido uma forte representatividade na divulgação, no desenvolvimento técnico-científico e na profissionalização dos Bioquímicos Clínicos em Portugal, desde a sua formação em 2008.

O “Protocolo de Cooperação - Certificação Profissional e Formação Especializada”, entre a ANBIOQ e a Ordem dos Biólogos, permite a atribuição dos títulos de Especialidade em Análises Clínicas, Genética Humana e Reprodução Humana/Embriologia aos profissionais Bioquímicos Portugueses.

Estatutariamente, é também atribuído o Grau de Bioquímico Clínico aos Bioquímicos especialistas de Saúde, entre os quais: Técnicos Superiores de Saúde (ramos de Genética Humana e Laboratório), Especialistas em Análises Clínicas, Genética Humana ou Reprodução Humana/Embriologia pela Ordem dos Biólogos.

A LabGen pauta-se pela:

  • Defesa e melhoria da formação profissional;
  • Promoção da participação ativa, plural, construtiva e de excelência dos Bioquímicos Clínicos Portugueses na sociedade;
  • Ação na consolidação técnico-científica e de melhoria das condições profissionais dos Bioquímicos Clínicos a exercerem no privado e SNS;
  • Promoção e defesa da identidade, partilha e procura de união dos profissionais Bioquímicos.

Bioquímicos Investigadores

Desde 2018, a ANBIOQ tomou um foco mais aprofundado na representação dos investigadores e bolseiros Bioquímicos, visto grande parte dos seus associados atuarem na área de investigação científica. Contudo, não só os Bioquímicos, mas todos os contratados e bolseiros envolvidos no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) são continuamente sujeitos a injustiças e precarização. Assim, a ANBIOQ assume como tópicos de interesse máximo:

  • A regulamentação e discussão dos valores, condições e procedimentos concursais inerente a bolsas e contratos de trabalho celebrados em Portugal e que envolvem investigadores Bioquímicos;
  • A análise e reestruturação do sistema de financiamento do SCTN, de forma a valorizar os profissionais e as suas condições de trabalho;
  • O escrutínio da transparência dos vários elementos, instituições e órgãos associados à atribuição de bolsas e cargos na ciência, em particular, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT);
  • A formação científica e promoção de áreas relacionadas com a transferência do saber, nomeadamente tecnologias desenvolvidas durante o período de investigação científica, que pretendem ser comercializadas e vingar no mercado.