SPB – Sociedade Portuguesa de Bioquímica

A Sociedade Portuguesa de Bioquímica (SPB) tem como principal objetivo promover o ensino e a investigação em bioquímica em Portugal e no estrangeiro.

Deste modo, e como os objetivos da ANBIOQ e da SPB se completam, a parceria destas duas organizações visa promover as várias vertentes da Bioquímica na sociedade.

INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) é um organismo público sob a tutela do Ministério da Saúde dotado de autonomia científica, técnica, administrativa, financeira e patrimonial.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge (Porto, 1858 – Lisboa, 1939), como braço laboratorial do sistema de saúde português, o Instituto Ricardo Jorge desenvolve uma tripla missão como laboratório do Estado no setor da saúde, laboratório nacional de referência e observatório nacional de saúde.

OBIO – Ordem dos Biólogos

A Ordem dos Biólogos atribui os Títulos de Especialidade em Análises Clínicas, Embriologia e Genética Humana, aos profissionais de saúde com um mínimo de 50% de formação académica em Ciências da Vida. Os títulos do Colégio de Biologia Humana e Saúde são agora reconhecidos nos novos Estatutos da Ordem dos Biólogos, aprovados em 2015 pela Assembleia da República.

A ANBIOQ e a OBIO celebraram um Acordo de Certificação e Formação Especializada em 2013. O acordo foi elaborado ao abrigo da Lei n.o 2/2013 de 10 de Janeiro e sob parecer positivo do Concelho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP). Este acordo permite que qualquer bioquímico profissional de saúde possa entrar na Ordem dos Biólogos e concorrer aos Títulos de Especialidade do Colégio de Biologia Humana e Saúde da Ordem dos Biólogos, desde que possua os tempos mínimos regulamentares de experiência profissional. Este acordo permite também que qualquer profissional bioquímico que necessite de formação especializada tutelada para obter os tempos mínimos necessários à candidatura dos Títulos de Especialidade do CBHS, o possa efetuar devidamente registado na Ordem dos Biólogos. Enquadrado neste Acordo, os júris de atribuição dos Títulos de Especialidade do CBHS são constituídos com elementos bioquímicos clínicos especialistas do CBHS e a Direção do CBHS também é constituída com profissionais Bioquímicos Clínicos Especialistas do CBHS.

APEBQ – Associação Portuguesa de Estudantes de Bioquímica

A Associação Portuguesa de Estudantes de Bioquímica nasceu no âmbito da reestruturação e legalização da AN(E)BIOQ, como estrutura autónoma e independente. A AN(E)BIOQ era a comissão da ANBIOQ dedicada aos estudantes de 1o e 2o ciclo. Hoje em dia, a APEBQ assume- se como entidade independente da ANBIOQ. Contudo, são duas associações que mantêm regularmente contacto e apoio, de forma a chegar ao máximo de Estudantes e Bioquímicos de Portugal.

Bioquímica Brasil

O Movimento Bioquímica Brasil nasceu com o intuito de gerar avanços profissionais e maior incisão social para os bioquímicos. Dessa forma, a sua missão é criar o contacto entre os bioquímicos com o mercado de trabalho e a sociedade em geral. Trata-se da parceria mais recente da ANBIOQ, que visa estabelecer e melhorar o contacto com a Bioquímica do outro lado do Atlântico, assim como gerar nova informação, ideias e contribuir para mais inovação na Ciência falada em Português.

Protocolos INSA e OBIO